Páginas

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Quem é quem no mercado de eventos



Hoje existe uma tremenda confusão com relação a definição da profissão usada por profissionais de eventos. Por isso este post visa elucidar informações sobre a função do profissionais.

Produtor - Produz shows e espetáculos diversos.

Promoter ou Promotor - Promove festas e eventos, ou seja tem a função de conseguir "convidados" para determinado evento.

Organizador - Planeja e organiza eventos corporativos e sociais. Coordenador - Coordena as atividades na execução de um evento.

Cerimonialista - Trabalha na realização de cerimônias públicas e privadas de acordo com o protocolo vigente.

Vamos então nos aprofundar mais sobre o organizador de eventos sociais, que no caso pode desempenhar diversas funções, para que vocês possam entender melhor vou usar como exemplo a profissão de jornalista. A formação do jornalista é em comunicação social com habilitação em jornalismo e ele pode desempenhar funções como: repórter, assessor de imprensa, redator, noticiarista e etc.

Da mesma forma o organizador de eventos pode desempenhar várias funções, como: assessor, consultor, coordenador e até cerimonialistas em alguns casos. Abaixo segue um descritivo detalhado de cada uma dessas funções.

Assessor - definição: Que assessora, que auxilia; adjunto, assistente.
Aplicação - O assessor tem como papel auxiliar o cliente no planejamento total ou parcial do evento.

Consultor - definição: (1) é o profissional que, por seu saber, sua experiência, é procurado para dar ou fornecer consultas técnicas ou pareceres, a respeito de assuntos ou matéria dentro de sua especialidade. (2) profissional de atuação específica que orienta e fornece conhecimento como alternativa de conseguir um objetivo de uma forma mais eficiente e eficaz ao que já vinha sendo feito.
Aplicação - A consultoria tem como objetivo orientar e aconselhar de forma técnica aos clientes com relação ao planejamento e organização do evento. É um serviço avulso fornecido para fins específicos conforme necessidade do cliente.

Coordenador - definição: (1)que coordena. Pessoa incumbida de orientar, harmonizar, coordenar os trabalhos de um grupo.(2)Pessoa devidamente qualificada em determinada área para atuar na distribuição de tarefas,confiando-as a pessoas à ela subordinadas capazes da execução.
Aplicação - O coordenador tem a função de acompanhar e supervisionar a execução de diversas tarefas e serviços, intervindo sempre que necessário para corrigir eventuais falhas para que possa tornar o projeto viável.

Cerimonialista - definição: é o profissional responsável pela organização do cerimonial* do evento: cerimônias oficiais, ou público-privado.
Aplicação - O cerimonialista social tem como função organizar o cerimonial de acordo com as regras protocolares e ritos religiosos. A função do cerimonialista é apenas acompanhar a cerimônia religiosa ou em alguns casos o cerimonial da festa (que acaba com o corte simbólico do bolo).

 *Cerimonial é a aplicação do protocolo (conjunto de regras que orientam as cerimônias civis, militares ou religiosas.)

Um comentário: